DICAS

imagem

Dicas para organizar a rotina de limpeza nas empresas

Manter o escritório ou comércio limpo, com uma rotina de limpeza adequada, é essencial para o bem-estar de todos que frequentam esses espaços. Um ambiente organizado e higiênico causa uma sensação agradável aos visitantes, reduz o estresse que pode ser causado pela bagunça e sujeira acumulada, além de aumentar a produtividade dos colaboradores.

Confira cinco dicas bastante úteis de como organizar a rotina de limpeza:

1- Monte um cronograma de limpeza
O primeiro passo é estruturar um cronograma de limpeza, pois, como não há necessidade de limpar o mesmo local várias vezes, deve-se separar quais ambientes serão visitados diariamente e semanalmente.

2- Divida as tarefas entre os funcionários de limpeza
Caso não haja um controle exato das tarefas dos funcionários, poderá ocorrer caos na prestação de serviço, como a ociosidade no trabalho de um empregado e sobrecarga a outro. Para que isso não ocorra, o administrador deve determinar, de forma justa, o ato que cada um dos contratados realizará.

3- Forneça todos os materiais necessários para a limpeza
Um requisito básico, porém, comumente esquecido pelos gestores, consiste no fornecimento e reposição dos materiais de limpeza. Não fazê-lo obrigará os faxineiros a improvisar, utilizando os produtos incorretos ou, até mesmo, deixar de efetuar a limpeza.

4- Fique atento às normas de segurança do trabalho
Diversos produtos de limpeza são tóxicos, corrosivos ou inflamáveis, podendo colocar em risco a saúde dos funcionários. Para evitar que acidentes que causem danos à integridade física dos empregados e, consequentemente, eventuais ações judiciais decorrentes de tais eventos, é importantíssimo prezar pela segurança no local de trabalho.

5- Terceirize o serviço de limpeza
Se você deseja evitar dores de cabeça e burlar toda a burocracia relacionada à contratação, você pode simplesmente contratar uma empresa de terceirização de serviços especializada na área de limpeza.